Durante todo o ano podemos adquirir algumas gripes, resfriados, sinusites ou rinites, porém no inverno elas tendem a ser mais predominantes e nesse post falaremos sobre uma delas que é a sinusite.
Doenças Predominantes no Inverno: Sinusite
Sinusite
É uma inflamação que ocorre na mucosa dos seios da face, região do crânio formada por cavidade ósseas ao redor do nariz, olhos e maças do rosto. As causas delas podem ser por conta de uma infecção bacteriana, como também por um quadro alérgico ou qualquer tipo de coisa que possa atrapalhar a correta drenagem de secreção dos seios da face.
Os médicos também a chamam de rinossinusite, pois pode inflamar tanto a mucosa nasal como a mucosa do seio da face.
A sinusite é muito comum e pode atacar toda a população e em qualquer época do ano, porém ela é mais predominante no inverno, por conta do clima seco e frio e essa doença pode piorar nas crianças.
Alguns fatores como, poeira e produtos químicos, também poder afetar e ocasionar a sinusite. Outros fatores que contribuem para a sinusite são:
- Alergias
- Tabagismo
- Baixa imunidade
- Mudanças frequentes ou repentina de pressão atmosférica
- Alterações anatômicas, como por exemplo, o desvio de septo.
- Há casos raros que a presença de tumor leva a ter uma sinusite.
A sinusite pode ser aguda: que é quando os sintomas estão a menos de 12 semanas e crônica: quando os sintomas estão a mais de 12 semanas.
Sintomas da Sinusite
Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas geralmente são
- Dor de cabeça ou dor na face do rosto
- Congestionamento nasal
- Secreção nasal
- Redução do olfato (devido ao congestionamento nasal)
- Dor no ouvido
- Dor no maxilar
- Garganta inflamada
- Náuseas
- Tosses
- Dor nas costas
- Em casos raros, fadiga e irritabilidade
- Dores musculares
- Perda de apetite
- Sensação de pressão ou peso na cabeça
Tratamento Para a Sinusite
Alguns dos tratamentos usados para a sinusite, são:
- Solução salina: A mistura de água e sal ajuda a dissolver as secreções nasais . Usando da maneira inalando ou pingando dentro do nariz. O correto é uma colher de chá de sal para cada 1 litro de água. Vale ressaltar, que é sempre bom perguntar ao médico antes.
- Corticoides nasais: Spray nasais ajudam a tratar e até mesmo prevenir, alguns exemplos: budesonida, mometasona, fluticasona.
- Antibióticos
- Descongestionantes
- Corticosteroides orais ou injetáveis
- Cirurgia
Vale ressaltar que nunca é valido se auto medicar, procure sempre uma ajuda médica e ela te dirá qual o melhor tratamento para você.