Há estudos que dizem que cerca de 35% dos brasileiros sofrem de alergias, porém elas são mais agravantes no inverno. Neste post falaremos sobre a Rinite Alérgica, seus sintomas, suas causas e os tratamentos que existem para esse mal.
Doenças do Inverno: Rinite
Rinite Alérgica
O que é?
A Rinite Alérgica nada mais é que reação imunológica do corpo a partículas inaladas que são consideradas “estranhas”, chamadas de alérgenos.
O nariz é a porta de entrada para o ar e substâncias carregadas por ele, e tem a função de filtrar as impurezas, além de umidificar e aquecer o ar que vai chegar aos pulmões, porém a pessoa alérgico tem uma reação exagerada à esses alérgenos.
Para tentar se defender a essas substâncias estranhas, o sistema imunológico reage de forma intensa. Na crise da rinite, a pessoa tem os principais sintomas de obstrução nasal, coriza, espirros e coceira no nariz.
Se a pessoa também já tiver uma predisposição para asma, pode apresentar também uma crise de asma, com falta-de-ar e cansaço.
Quando os pais tem rinite , há 50% de chances que os filhos também tenham a rinite.
Causas
Há substâncias presentes no meio ambiente que são alergênicas, porém algumas das principais são:
- A poeira: a poeira doméstica é a principal causa de rinite por conta dos restos de pelos de animais, descamação da pele humana e de restos de insetos, bactérias, fungos e ácaros.
- Alguns alimentos: é menos frequente e, geralmente também dá outros sintomas além da rinite, como na pele e no sistema gastrointestinal. Embora qualquer alimento possa causar uma reação alérgica, os mais implicados são leite de vaca, ovo, soja, trigo, peixe e crustáceos.
Fatores de Risco
Os principais fatores de risco são : como asma, eczema (dermatite) e a conjuntivite alérgica, carregam um maior risco para rinite de origem alérgica, histórico familiar de alergias, frequentar locais mal ventilados ou mal ensolarados, como também sujos e poluição do ar.
Sintomas
Podem até variar de pessoa para pessoa, mas os principais são:
- Irritação no nariz, na boca, nos olhos, na garganta, na pele ou em qualquer outra região
- Problemas com odores
- Coriza
- Espirros um atrás do outro
- Lacrimejamento nos olhos.
- Congestão nasal
- Tosse
- Diminuição da audição e diminuição do olfato
- Dor de garganta
- Olheiras
- Olhos inchados
- Cefalia
- Fadiga e até mesmo irritabilidade
Tratamento
Você deve sempre procurar ajuda médica e nunca se medicar e de acordo com o seu perfil, o médico indicará o melhor tratamento, porém existem três que são os principais modos de tratamentos.
- Higiene Ambiental: evitando as coisas que desencadeiam a rinite, como carpetes, cortinas, tapetes e bichos de pelúcia por conta de serem o meio de armazenar poeira e ácaros, e não devem fazer parte do quarto. Os ambientes da casa devem estar sempre bem ventilados e ensolarados. De preferência, a limpeza deve ser feita com pano úmido. Também devem ser evitados produtos de limpeza, tintas, perfumes, fumaça do cigarro e inseticidas.
- Medicamento: como corticoides e Anti-histamínicos (antialérgicos), descongestionantes nasais e corticosteroides.
- Imunoterapia: Vacinas antialérgicas também são uma opção para casos em que não há melhora com as medicações e uma alternativa para casos em que não se pode evitar contato com o alérgeno.