Há estudos que dizem que cerca de 35% dos brasileiros sofrem de alergias, porém elas são mais agravantes no inverno. Neste post falaremos sobre a Rinite Alérgica, seus sintomas, suas causas e os tratamentos que existem para esse mal.

Doenças do Inverno: Rinite

Doenças do Inverno: Rinite

Rinite Alérgica

O que é?

A Rinite Alérgica nada mais é que reação imunológica do corpo a partículas inaladas que são consideradas “estranhas”, chamadas de alérgenos.

O nariz é a porta de entrada para o ar e substâncias carregadas por ele, e tem a função de filtrar as impurezas, além de umidificar e aquecer o ar que vai chegar aos pulmões, porém a pessoa alérgico tem uma reação exagerada à esses alérgenos.

Para tentar se defender a essas substâncias estranhas, o sistema imunológico reage de forma intensa. Na crise da rinite, a pessoa tem os principais sintomas de obstrução nasal, coriza, espirros e coceira no nariz.

Se a pessoa também já tiver uma predisposição para asma, pode apresentar também uma crise de asma, com falta-de-ar e cansaço.

Quando os pais tem rinite , há 50% de chances que os filhos também tenham a rinite.

Causas

Há substâncias presentes no meio ambiente que são alergênicas, porém algumas das principais são:

Fatores de Risco

Os principais fatores de risco são : como asma, eczema (dermatite) e a conjuntivite alérgica, carregam um maior risco para rinite de origem alérgica, histórico familiar de alergias, frequentar locais mal ventilados ou mal ensolarados, como também sujos e poluição do ar.

Sintomas

Podem até variar de pessoa para pessoa, mas os principais são:

Tratamento

Você deve sempre procurar ajuda médica e nunca se medicar  e de acordo com o seu perfil, o médico indicará o melhor tratamento, porém existem três que são os principais modos de tratamentos.