Todo mundo conhece alguém que já teve a urticária ou você mesmo teve aqueles vergões que coçam demais.
Mas você sabe quais são as causas para a urticária acontecer? Veremos nesse post tudo sobre a urticária.
Tudo Sobre a Urticária
Urticária
É uma irritação cutânea com características de lesões avermelhadas e que são levemente inchadas, mais conhecidas como vergões que saem na pele e que coçam demais.
Geralmente essas lesões tende a aparecer em qualquer parte do corpo, e são pequenas e isoladas, como também podem se juntar e se tornarem grandes placas avermelhadas, com formas variadas e sempre acompanhadas de uma grande coceira.
São mais comuns em adultos de 20 à 40 anos, mas se for o caso de urticária crônica, ela pode acontecer em qualquer idade.
Estudos dizem que durante toda a vida, uma à cada cinco pessoas terão pelo menos um episódio de urticária.
E se caso você está com a urticária durando mais de 6 semanas, possivelmente se trata de uma urticária crônica.
Causas da Urticária
Quando uma pessoa está sofrendo uma reação alérgica, o corpo libera histamina e outras substâncias químicas na corrente sanguínea, causando inchaço, coceira e outros sintomas.
A urticária é uma reação alérgica que pode ser desencadeada por várias coisas, como por exemplo:
- Alimentos como frutos do mar, peixe, amendoim, nozes, ovos e até mesmo leite.
- Medicamentos, como penicilina, ácido acetilsalicílico e remédios para controlar a pressão arterial
- Alérgenos comuns, como pólen, pelos de animais como gato, cachorro, látex e picadas de insetos: vespas, formigas entre outros insetos.
- Fatores ambientais, como o calor, frio, luz do sol, água , pressão sobre a pele
- Estresse emocional e exercícios físicos.
- Outros problemas de saúde, como: baixa imunidade, lúpus, doenças autoimune, linfomas, distúrbio da tireoide, hepatite, mononucleose e HIV.
Tratamento da Urticária
Depende de pessoa para pessoa, pois depende do grau da urticária. Em casos de urticária mais leve, não é necessário tratamento, pois ela desaparece sozinha.
Porém se for algo mais grave, os médicos prescreverão medicamentos como anti – histamínicos, corticosteroides, entre outros tipos.
Em caso de inchaço e principalmente se for na garganta, será necessário uma injeção de emergência e outros tipos de remédios. Vale dizer que um paciente nunca deve se auto medicar, procure sempre ajuda médica.